Gestão da Autoridade & Responsabilidade
Por: Prof. Oceano Zacharias
“Autoridade delega-se por decreto; responsabilidade é dívida, portanto indelegável”
Uma das importantes ferramentas organizacionais é um bom organograma. O organograma é a representação simbólica das autoridades que compõem a organização, independente do tipo ou modelo adotado, e deve permitir a visualização de sua estrutura de forma simples e direta. Por ser estático, é uma espécie de retrato do esqueleto organizacional da empresa e não contém qualquer descrição de funções ou atribuições dos ocupantes dos cargos, mas tem a vantagem de explicitar os grupos de trabalhos por similaridade de função ou atividade.
Na criação de um organograma, deve-se levar em consideração que ele é uma representação gráfica dos cargos da empresa em determinado momento e, portanto, deve mudar ajustando-se aos novos desenhos da organização. Para isto ele deve ser flexível e de fácil interpretação. Quando o organograma é bem-estruturado, ele permite às pessoas da organização saber exatamente qual sua posição na estrutura e a quem deve se reportar. É o desenho hierárquico da organização.
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