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A revisão da SA 8000

A revisão da SA 8000

A revisão da SA 8000                                                                           
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Criada em 1997 por um grupo internacional liderado pelo Council for Economic Priorities Accreditation Agency (CEPAA), a norma SA 8000 em sua nova versão 2008 pode ser considerada como a norma mais propícia para a aplicação global de processos de auditoria de locais de trabalho e pode ser implementada em instalações de qualquer porte, região ou setor industrial. A terceira edição da SA 8000, versão 2008, já está disponível e todas as certificações devem estar de acordo com a nova norma até 1º de janeiro de 2010. (mais…)

Os Caminhos para a excelência

Os Caminhos para a excelência

Os Caminhos para a excelência                                                            
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Um organismo vivo é marcado pelo nascimento, crescimento, juventude, maturidade velhice, decrepitude e morte (Muitas vezes esta seqüência é interrompida pela morte, e aí não se atinge a maturidade ou até nem mesmo chega-se à juventude.:

Assim também são as empresas com suas partes se inter-relacionando e interdependendo, e cada qual com seu tempo próprio – umas com décadas de vida, outras morrendo repentinamente numa das suas fases da vida, e outras tantas com significativa e admirável longevidade permanecendo em maturidade plena por muitas décadas. Qual o segredo? (mais…)

O dia-a-dia do consultor

O dia-a-dia do consultor

O dia-a-dia do consultor                                                                        
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                               

1. Qual deve ser a formação de um consultor?

Totalmente alinhada com sua área de atuação.

2. Como está a oferta de trabalho para esse tipo de profissional?

A demanda está crescendo significativamente nestes últimos anos! Vale, no entanto, ressaltar que também o grau de exigência dos clientes tem sido maior – o que é extremamente benéfico, pois só o cliente quem tem o poder seletivo.

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O futuro da gestão da qualidade

O futuro da gestão da qualidade

O futuro da gestão da qualidade                                                           
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

1. De um modo geral, o que esperar da gestão da qualidade nos próximos anos?

Devemos esperar uma Gestão da Qualidade mais prática e objetiva, deixando de lado academicismos normativos e avançando para resultados efetivos. A Gestão da Qualidade tem o dever de ser ferramenta de apoio aos gerentes que estarão cada vez mais premidos por resultados, e cada vez com menos tempo para ficar preenchendo papeladas que não agregam valor aos verdadeiros objetivos da empresa. (mais…)

O foco da gestão empresarial no futuro

O foco da gestão empresarial no futuro

O foco da gestão empresarial no futuro                                               
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Quando Peter Drucker cunhou sua célebre frase sustentando que “Os fatores tradicionais de produção não mais garantem vantagem competitiva a uma nação em particular. Ao invés disso, o gerenciamento tornou-se o fator decisivo de produção.” ele estava, na verdade, antecipando o futuro caminho do sucesso para as empresas. Até a década passada muito do sucesso das organizações devia-se aos recursos materiais que ela possuía – inclusive máquinas e equipamentos, que os concorrentes levavam anos para ter similares. (mais…)

Mapeamento de processos: uma ferramenta para o gerenciamento e melhoria

Mapeamento de processos: uma ferramenta para o gerenciamento e melhoria

Mapeamento de processos: uma ferramenta para o gerenciamento e melhoria                                                                                           
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Segundo os critérios de excelência do Prêmio Nacional da Qualidade, os processos podem ser definidos por “um conjunto de atividades preestabelecidas que, executadas numa seqüência determinada, vão conduzir a um resultado esperado que assegure o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes e outras partes interessadas”. No item 0.2 da norma ISO 9001, está descrito a Abordagem de Processo.

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Gerenciar pessoas é saudável; contudo, gerenciar competências é o ideal

Gerenciar pessoas é saudável; contudo, gerenciar competências é o ideal

Gerenciar pessoas é saudável; contudo, gerenciar competências é o ideal
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Ninguém duvida que são as pessoas que conduzem uma empresa a seus objetivos estratégicos, gerando mudanças, riqueza e valor. Os seres humanos são a chave do sucesso ou do fracasso das estratégias inovadoras de uma organização ou da ausência de estratégias.
Se os processos e a tecnologia são necessários para transformar uma empresa, é importante lembrar que são as pessoas que dão vida a esses aspectos.

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O veleiro que não sabe para onde quer ir, vai para onde o vento mandar

O veleiro que não sabe para onde quer ir, vai para onde o vento mandar

O veleiro que não sabe para onde quer ir, vai para onde o vento mandar
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Um dia desses estava ministrando um curso e um dos participantes me perguntou o que significava uma organização ter uma estratégia e se era algo de fato importante. Respondi de pronto que sem uma estratégia definida uma empresa até pode sobreviver por um tempo, mas com certeza nem será perene e nem terá resultados financeiros otimizados. O plano estratégico aumenta a probabilidade de que, no futuro, a organização esteja no local certo, na hora certa – oferece, portanto, uma visão de futuro e indica a direção certa, independente do porte da organização. (mais…)

Medir rendimento não é garantia de Produtividade

Medir rendimento não é garantia de Produtividade

Medir rendimento não é garantia de Produtividade                                   
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Marcadas pelo mais significativo aumento da capacidade produtiva, as décadas do pós-Segunda Guerra foram pela primeira vez na história um momento diferenciado – onde oferta superou a demanda.

Naquela época, nasceram as principais ferramentas para melhoria e ganho de produtividade – todas elas com foco no aumento da produção, objetivo primário para atender ao mercado até então reprimido.

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As principais mudanças da ISO 9001

As principais mudanças da ISO 9001

As principais mudanças da ISO 9001                                               
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Desde 2005, quando foram decididos os critérios que norteariam estas mudanças, já se sabia que não seriam impactantes, mas voltadas principalmente a melhorias na clareza do texto e na sua compatibilidade com a ISO14001 – objetivos plenamente atingidos.

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Lançamento do livro ISO 9001:2008

Lançamento do livro ISO 9001:2008

Lançamento do livro ISO 9001:2008                                                   
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

O consultor Oceano Zacharias, um dos instrutores de cursos da ABNT, acaba de reeditar o livro ISO 9001:2008 – Uma ferramenta de gestão empresarial.

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A importância do Representante da Direção (RD)

A importância do Representante da Direção (RD)

A importância do Representante da Direção (RD)                               
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                             

O que é um RD? A melhor definição é que ele seja responsável pela coleta e fornecimento de todos os dados que devem ser analisados pela diretoria. São analisados a adequação da Política da Qualidade, a situação dos objetivos, metas e seus indicadores, o desempenho dos processos principais e de apoio da empresa nas auditorias internas e externas realizadas no período de análise, a situação das ações preventivas e corretivas que estão sendo adotadas, as ações oriundas de reuniões anteriores, a necessidade de planejar mudanças que possam afetar o sistema de gestão e as proposições de melhoria.

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As normas ISO 14064 e 14065

As normas ISO 14064 e 14065

As normas ISO 14064 e 14065                                                        
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

O incentivo a práticas ambientalmente responsáveis não só vem aumentando, como a comunidade mundial passou a cobrar, tanto dos órgãos públicos como dos privados, o efetivo desenvolvimento de projetos e de iniciativas que contribuam, especialmente, com a redução de gases de efeito estufa (GEE). Como resultado dessa mobilização, foi criado, dentre outros mecanismos, o mercado de créditos de carbono, por meio do qual são negociados os créditos de carbono resultantes das ações de reduções de emissões e/ou absorção de GEE. Atualmente, divide-se em Kyoto Compliance Non Kyoto Compliance, ou seja, em conformidade ou não com o Protocolo de Kyoto.

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ABNT NBR ISO 10015 Diretrizes para treinamento

ABNT NBR ISO 10015 Diretrizes para treinamento

ABNT NBR ISO 10015 Diretrizes para treinamento                                
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

De maneira geral, o treinamento deve ser considerado o melhor investimento e tem como objetivo o desenvolvimento das competências essenciais. Assim, a norma ABNT NBR ISO 10015 – Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento pode ser aplicada sempre que uma orientação for necessária para interpretar referências à educação e ao treinamento nas normas das famílias ISO 9000 e 14000 e em outras normas. (mais…)

A continuidade dos seus negócios pode estar por um fio

A continuidade dos seus negócios pode estar por um fio

A continuidade dos seus negócios pode estar por um fio                     
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Enchentes, terremotos, ataques terroristas, falta de eletricidade, telefone e água por longos períodos e a não entrega de matéria-prima podem ser eventos que afetam a continuidade dos negócios empresariais. Criada pelo British Standards Institution (BSI) em 2006, a norma britânica BS 25999 foi publicada no Brasil em outubro de 2007 com o nome ABNT NBR 15999, sendo a primeira norma destinada a estabelecer os processos, princípios e terminologias da Gestão de Continuidade de Negócios (GCN) ou Business Continuity Management (BCM). (mais…)