Artigos

menor_artigos

ISO 9004:2009, uma norma revolucionária

ISO 9004:2009, uma norma revolucionária

ISO 9004:2009, uma norma revolucionária                                          
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

A versão FDIS (Final Draft International Standard) da ISO 9004:2009 foi aprovada durante a reunião do ISO TC 176, em Tóquio. As mudanças mais importantes comparadas com a versão CD3 (Committee Draft) são: 1 – modelo estendido de processo foi incluído, incorporando o modelo de processo atual determinado na ISO 9001; 2 – uma tabela mostrando as correspondências entre a ISO 9004 e ISO 9001 no anexo C; (mais…)

A nova ISO 9004:2009

A nova ISO 9004:2009

A nova ISO 9004:2009                                                                           
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

A nova ISO 9004:2009, denominada Gestão do Sucesso Sustentável – Uma abordagem da Gestão de Qualidade, irá fornecer orientações para as organizações obterem o sucesso sustentável em um ambiente exigente, em constante mudança e incerto. A sustentabilidade é o resultado da capacidade da organização em alcançar seus objetivos em longo prazo com análise equilibrada das necessidades e expectativas das partes interessadas. A edição da ISO 9004 foi desenvolvida para manter consistência com a ISO 9001. Os dois padrões se complementam, mas também podem ser utilizados independentemente. (mais…)

Gestão de custos empresariais

Gestão de custos empresariais

Gestão de custos empresariais                                                          
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

A tecnologia moderna, a globalização, a internet e os meios de transporte têm propiciado condições para se oferecer produtos cada vez melhores e a preços cada vez menores. E assim será por um bom tempo. Uma análise dessa situação nos remete a algumas conclusões muito interessantes.
(mais…)

A Qualidade começa com uma boa vassourada

A Qualidade começa com uma boa vassourada

A Qualidade começa com uma boa vassourada                                   
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Kaoru Ishikawa no início dos anos ’90 já possuía prestígio quando em uma das suas palestras um participante lhe pergunta: “Senhor Ishikawa, de forma prática, por onde se começa a implantação da Qualidade?”. “A implantação da qualidade começa com uma boa vassourada”, responde Ishikawa. (mais…)

Gestão de Vendas

Gestão de Vendas

Gestão de Vendas                                                                           
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Ficou mais difícil vender? Claro. Era fácil ser tirador de pedidos – agora, ser Vendedor é só para os competentes

Muitos dizem que a profissão mais antiga do mundo é a prostituição; eu acho que é a do vendedor – até porque se não vendesse ou trocasse mercadorias não teria como pagar à profissional. Nunca na história deste país tanto se falou sobre vendas.Vender, vender e vender passou a ser, nas duas últimas décadas, uma quase obsessão para muitas empresas. (mais…)

Tenha uma boa gestão empresarial baseada na ISO 9001

Tenha uma boa gestão empresarial baseada na ISO 9001

Tenha uma boa gestão empresarial baseada na ISO 9001:2008              
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Segundo o professor Oceano Zacharias ([email protected]), diretor da Quality Consultoria, após a II Guerra, e até por causa dela, a tecnologia industrial cresceu exponencialmente. “Após duas décadas a curva de oferta de produtos já ficava acima da curva de demanda – no Brasil a barreira alfandegária nos impediu participar desse movimento no seu início, e por várias décadas os clientes competiam entre si pelos produtos parcamente oferecidos, tornando-se cativos fregueses dos fornecedores que faziam o favor de lhes vender, e a preços cada vez maiores. (mais…)

Qualidade do Sistema de Gestão da Qualidade

Qualidade do Sistema de Gestão da Qualidade

Qualidade do Sistema de Gestão da Qualidade                                       
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Estar certificado pela ISO 9001 não garante nem qualidade nem crescimento empresarial

Quando uma empresa tem seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) certificado pela ISO 9001 é, sem dúvida, uma excelente evidência de conformidade a esta Norma. Em que pese que a ISO 9001 é comprovadamente uma excelente norma de requisitos para Sistemas de Gestão da Qualidade, no entanto esta certificação não garante, por si só, que a Qualidade, no sentido amplo do termo, seja uma alavanca propulsora do crescimento financeiro da organização. (mais…)

Gestão do Programa 5S

Gestão do Programa 5S

Gestão do Programa 5S                                                                       
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Praticamente tudo já se falou e escreveu sobre o Programa 5S, desde o significado de cada um dos S’s até as vantagens de implantá-lo por ser a pedra fundamental para a Qualidade propriamente dita.

Empresas dirigidas numa filosofia mecanicista acreditam na possibilidade de resultados rápidos e eficientes – ok, isto até é possível, mas nunca serão perenes, pois para serem perenes e portanto sustentáveis as ações também devem ter esta estratégia – conflitando com o gerenciamento mecanicista. (mais…)

Qualidade da Gestão do P.C.P.

Qualidade da Gestão do P.C.P.

Qualidade da Gestão do P.C.P.                                                         
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Ter um Sistema de Planejamento não é ter um Planejamento sistêmico

Ter ou não ter – eis a questão!

Empresas que ainda não têm um Planejamento estruturado, geralmente iniciam pela aquisição de um “software de planejamento” para – como se diz – pôr a casa em ordem. Dois ou três anos depois ainda a casa não está em ordem – e um grande volume de dinheiro e, pior, de tempo foi desperdiçado. (mais…)

Aprendendo qualidade de uma forma sistêmica

Aprendendo qualidade de uma forma sistêmica

Aprendendo qualidade de uma forma sistêmica                                      
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

A palavra qualidade gera muito confusão devido ao seu subjetivismo e ao uso genérico em que ela é empregada para significar coisas distintas. Para muitos, está associada a atributos intrínsecos de um bem, como desempenho e durabilidade. Nessa perspectiva, um produto mais durável teria mais qualidade que um produto ou serviço equivalente, mas com uma vida útil menor. Para outros, qualidade está associada à satisfação dos clientes quanto à adequação ao uso. Ou seja, a qualidade é o grau com que o produto ou serviço atende satisfatoriamente às necessidades do consumidor, durante o seu uso. (mais…)

Gestão da Lucratividade X Sustentabilidade

Gestão da Lucratividade X Sustentabilidade

Gestão da Lucratividade X Sustentabilidade                                         
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

“O olho do patrão engorda o gado”. É verdade – só que não é para o gado que o patrão fica olhando!

 

Toda empresa quer ter lucro – e quanto mais, melhor. O lucro é um importante ganho para sustentar e preservar a vida da empresa, portanto dos sócios, dos funcionários e dos fornecedores – sem detalhar a ganância do governo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o lucro quando obtido de forma honesta e ética, é sem dúvida, uma conquista necessária para assim incentivar mais investimentos e extremamente benéfica para toda a sociedade – aumenta a oferta de produtos e serviços, forçando o preço para baixo amplia a distribuição de rendas através dos impostos. (mais…)

Gestão da Autoridade & Responsabilidade

Gestão da Autoridade & Responsabilidade

Gestão da Autoridade & Responsabilidade                                           
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

“Autoridade delega-se por decreto; responsabilidade é dívida, portanto indelegável”

Uma das importantes ferramentas organizacionais é um bom organograma. O organograma é a representação simbólica das autoridades que compõem a organização, independente do tipo ou modelo adotado, e deve permitir a visualização de sua estrutura de forma simples e direta. Por ser estático, é uma espécie de retrato do esqueleto organizacional da empresa e não contém qualquer descrição de funções ou atribuições dos ocupantes dos cargos, mas tem a vantagem de explicitar os grupos de trabalhos por similaridade de função ou atividade. (mais…)

Sem INOVAÇÃO, a Competitividade da empresa brasileira fica ameaçada

Sem INOVAÇÃO, a Competitividade da empresa brasileira fica ameaçada

Sem INOVAÇÃO, a Competitividade da empresa brasileira fica ameaçada
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

O sucesso de uma empresa depende, em grande parte,da forma como ela produz, absorve e utiliza os conhecimentos científicos e as inovações tecnológicas.
As que melhor conseguem entender esses avanços são as que mais se desenvolvem. Um fato incontestável é que ao gerar novos produtos ou processos a empresa desfruta de vantagens competitivas excepcionais.
Assim, seus produtos – inéditos ou melhorados ou criados a partir de processos inovadores – não têm concorrentes imediatos. (mais…)

A Qualidade da Gestão & O Jeitinho Brasileiro

A Qualidade da Gestão & O Jeitinho Brasileiro

A Qualidade da Gestão & O Jeitinho Brasileiro                                      
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

“O jeitinho brasileiro é tudo de bom, mas nas empresas anda de mãos dadas com a corrupção”

Temos orgulho de muitas coisas do nosso país. Orgulhamo-nos das nossas praias com clima tropical, das nossas danças e músicas, da beleza da mulher brasileira, do nosso futebol (mesmo que com os últimos tropeços), e muito nos orgulha e envaidece o tal do jeitinho brasileiro. (mais…)

Programa de Qualidade e Produtividade para Empresas de Recuperação de Crédito

Programa de Qualidade e Produtividade para Empresas de Recuperação de Crédito

Programa de Qualidade e Produtividade para Empresas de Recuperação de Crédito                                                                                           
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

As prestadoras de serviços têm dificuldades muito maiores do que uma indústria ou manufatura – uma vez que serviço é instantâneo, intangível e perecível, diferente de bens materiais – paradoxal é que estas estão muito mais avançadas que as de serviço, e deveria ser o contrário! (mais…)