Gestão para a Sustentabilidade
Por: Prof. Oceano Zacharias
Gato que nasce no forno é biscoito?!
A palavra da moda agora é Sustentabilidade – dizer-se sustentável ficou chique, e assim muitas empresas estão se autodenominando sustentáveis com finalidade “marqueteira” para tapear clientes incautos ou desinformados.
Uma empresa sustentável é aquela que tem conquistado patamares saudáveis de lucratividade em longo prazo sem comprometer o ecossistema. É a característica das organizações perenes, que corretamente contrariam a lei da natureza do “nascer-crescer-morrer”; empresas não foram feitas para morrer – morrem as que nãos são sustentáveis. (mais…)
Gestão do Treinamento
Por: Prof. Oceano Zacharias
Apesar do dito popular de que toda regra tem exceção, há certas situações que não se veem exceções. Uma dessas situações é o como as empresas de sucesso encaram o treinamento de seus funcionários e colaboradores. Sem exceção, estas organizações cuidam do treinamento dos seus funcionários, tanto os operacionais como os gerenciais, com extremo zelo técnico, com profundo respeito humano e com a certeza de que não há, estrategicamente, melhor caminho. (mais…)
Descentralizar ou não – uma decisão altamente estratégica
Por: Prof. Oceano Zacharias
Decidir entre centralizar ou descentralizar objetivando apenas os custos e despesas é incorreto. Esta decisão é absolutamente mais estratégica do que tática, devendo estar atrelada ao modus operandi condizente para a organização.
A humanidade sempre teve sua capacidade produtiva efetiva abaixo da demanda desejada. O Séc.XX iniciou nesta condição, o que provocou estudos e implantações de técnicas industriais inicialmente para o aumento da produção e em seguida para a melhoria da produtividade. (mais…)
Qualidade do Planejamento Estratégico
Por: Prof. Oceano Zacharias
É possível elaborar algum Planejamento Estratégico num mundo de tantas mudanças e que tão rapidamente ocorrem?
Dos anseios humanos que costumeiramente levamos para nossas empresas, um deles é muito enfatizado nesta época do ano: uma enorme vontade de fazer mudanças. Iniciamos o Ano Novo cheios de esperanças – algumas novas, outras tantas vezes prometidas e iguais vezes abandonadas. E toda esta energia, resplandecente e irradiante, desejamos carinhosamente levar para nossas empresas. É lindo, é bom, faz bem e é muito importante! (mais…)
Qualidade na Comunicação Interna
Por: Prof. Oceano Zacharias
Quando um dos mais antigos comunicadores da TV brasileira dizia “quem não se comunica, se trumbica”, Chacrinha se referia à importância da comunicação entre o profissional da mídia e seu público. Com isto também espetava, sem sutilezas, os apresentadores que não possuíam sua desenvoltura frente às câmeras – enquanto que aos da produção artística ele oferecia “na televisão nada se cria, tudo se copia”, outro dos seus famosos bordões. (mais…)
ISO 9001 completa 25 anos
Por: Prof. Oceano Zacharias
Em 26 de março de 1987, foi oficialmente lançada a primeira norma da família ISO 9000. Enquanto para nós era uma novidade, para os Estados Unidos e muitos países da Europa ela surgiu como uma velha conhecida: era a BS 5750 com outro nome. Mas isto não tirou o brilho do lançamento, afinal oficializava-se a primeira norma com foco em qualidade de abrangência internacional, com aval plurinacional. Um belíssimo primeiro passo! (mais…)
A ISO 9001 como ferramenta de gestão empresarial
Por: Prof. Oceano Zacharias
Oceano Zacharias é um consultor com muita experiência no mercado de implementação de programas de gestão. Segundo ele, garantir a competitividade, enquanto sobrevivência no mercado em que atuam, não tem sido tarefa fácil para as empresas brasileiras, já que cada vez mais elas sofrem com a invasão dos concorrentes externos. Da mesma maneira que os clientes deixaram de ser apenas receptores de produtos e serviços, os recursos humanos que integram as organizações, que antes representavam um custo para fazer a produção andar, hoje são considerados como a diferença competitiva. (mais…)
É melhor não ter indicadores, a tê-los incorretos
Por: Prof. Oceano Zacharias
O advento das normas ISO 9000 e o arrocho mercadológico trouxeram para muitas empresas a “necessidade” de se construir os indicadores – para umas porque a ISO exige (!?) e para outras porque indicadores dão segurança à tomada de decisões. Aí é que mora o perigo, porque medir não significa que a medida está correta!!
Aprender a contar foi uma grande evolução humana e que levou dezenas de milhares de anos. (mais…)
Por que fazer um diagnóstico organizacional?
Por: Prof. Oceano Zacharias
Definido como uma avaliação do comportamento de uma organização para descobrir fontes de problemas e áreas de melhoramento, o seu objetivo é possibilitar o entendimento sistemático da organização, para que tenha uma base para o desenvolvimento de intervenção consistente, é orientar o rumo das ações, apontar soluções para os problemas e assim encontrar e indicar as melhores formas e procedimentos para remediá-las. Segundo o diretor da Quality Consultoria, Oceano Zacharias, o diagnóstico organizacional procura avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes na organização em relação ao andamento de transformações para a construção do seu futuro. (mais…)
Gestão de Compras
Por: Prof. Oceano Zacharias
Se a área de Vendas muito teve que progredir nas últimas décadas, idêntica evolução é esperada da área de Compras – o que poucas empresas fizeram. Ocorreu um fenômeno muito interessante na área de Compras nestas duas últimas décadas: a área de Compras passou de saco-de-pancadas a sargentão! Explico. Quando a oferta não supria a demanda, Compras era submetida às imposições do fornecedor; com a inversão ocorrida no final do século passado onde a oferta superou a demanda, os fornecedores é que tiveram que se submeter aos ditames dos compradores – e assim estes ganharam poder. (mais…)
Qualidade nas Decisões do Dia a Dia
Por: Prof. Oceano Zacharias
Enquanto o importante alinha, o Urgente sequestra.
Rapidez e velocidade há muito deixaram de ser algo restrito às pistas de corridas para ser agora o tema constante e obrigatório do nosso dia a dia – notadamente nos meios profissionais.
A globalização – consequência da rapidez das informações, da facilidade de locomoção e da mobilidade de cargas e materiais entre os países do mundo – impôs o drástico aumento de velocidade ao nosso cotidiano. (mais…)
Gestão da Produtividade da Rotina
Por: Prof. Oceano Zacharias
Gestão da Produtividade da Rotina
Melhorar a Produtividade da empresa é fundamental – mas se inicia pela Produtividade do Gestor
Muitas vezes atividades consideradas Importantes são relegadas a um segundo plano, sendo substituídas por outras menos importantes, seja porque o critério é lamentavelmente o da urgência, ou então porque o gestor está sem tempo, atolado de tarefas – com certeza, a maioria de menor importância (lamentavelmente, de novo!). (mais…)
Gestão da Produtividade da Rotina II
Por: Prof. Oceano Zacharias
Gestão da Produtividade da Rotina II –
Delegação Delegar é preciso, Centralizar não é preciso
Nesta coluna do mês passado abordamos o aspecto das diversas graduações de importâncias que as atividades gerenciais possuem. Estabelecemos um critério que as classificava em essenciais, importantes, secundárias e desprezíveis. (mais…)
A Qualidade do Profissional
Por: Prof. Oceano Zacharias
A ciclicidade da vida é interessante! Quando pensamos ter avançado muito em algum tema, às vezes nos deparamos lá na frente com algo que existiu no passado. Veja o caso do profissionalismo e da qualidade do trabalho produzido. (mais…)
FÓRUM DO PQEC DEBATE BENEFÍCIOS DO SISTEMA 5S
Criado no Japão por volta dos anos 50, o Sistema 5S se constitui em uma filosofia de trabalho que, nas empresas, torna-se uma ferramenta eficaz de inovação em gestão, aumento da produtividade e da satisfação dos clientes.
O método foi o mote da segunda edição do Fórum PQEC – Programa de Qualidade de Empresas Contábeis, realizada pelo SESCON-SP na última terça-feira, 5 de novembro, na sede da Entidade. O tema foi conduzido pelo instrutor da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, Maurício Faria. (mais…)