Artigos

menor_artigos

Gestão para a Sustentabilidade

Gestão para a Sustentabilidade

Gestão para a Sustentabilidade                                                         
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Gato que nasce no forno é biscoito?!

A palavra da moda agora é Sustentabilidade – dizer-se sustentável ficou chique, e assim muitas empresas estão se autodenominando sustentáveis com finalidade “marqueteira” para tapear clientes incautos ou desinformados.
Uma empresa sustentável é aquela que tem conquistado patamares saudáveis de lucratividade em longo prazo sem comprometer o ecossistema. É a característica das organizações perenes, que corretamente contrariam a lei da natureza do “nascer-crescer-morrer”; empresas não foram feitas para morrer – morrem as que nãos são sustentáveis. (mais…)

Gestão do Treinamento

Gestão do Treinamento

Gestão do Treinamento                                                                    
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Apesar do dito popular de que toda regra tem exceção, há certas situações que não se veem exceções. Uma dessas situações é o como as empresas de sucesso encaram o treinamento de seus funcionários e colaboradores. Sem exceção, estas organizações cuidam do treinamento dos seus funcionários, tanto os operacionais como os gerenciais, com extremo zelo técnico, com profundo respeito humano e com a certeza de que não há, estrategicamente, melhor caminho. (mais…)

Descentralizar ou não – uma decisão altamente estratégica

Descentralizar ou não – uma decisão altamente estratégica

Descentralizar ou não – uma decisão altamente estratégica                     
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Decidir entre centralizar ou descentralizar objetivando apenas os custos e despesas é incorreto. Esta decisão é absolutamente mais estratégica do que tática, devendo estar atrelada ao modus operandi condizente para a organização.

A humanidade sempre teve sua capacidade produtiva efetiva abaixo da demanda desejada. O Séc.XX iniciou nesta condição, o que provocou estudos e implantações de técnicas industriais inicialmente para o aumento da produção e em seguida para a melhoria da produtividade. (mais…)

Qualidade do Planejamento Estratégico

Qualidade do Planejamento Estratégico

Qualidade do Planejamento Estratégico                                                  
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

É possível elaborar algum Planejamento Estratégico num mundo de tantas mudanças e que tão rapidamente ocorrem?

Dos anseios humanos que costumeiramente levamos para nossas empresas, um deles é muito enfatizado nesta época do ano: uma enorme vontade de fazer mudanças. Iniciamos o Ano Novo cheios de esperanças – algumas novas, outras tantas vezes prometidas e iguais vezes abandonadas. E toda esta energia, resplandecente e irradiante, desejamos carinhosamente levar para nossas empresas. É lindo, é bom, faz bem e é muito importante! (mais…)

Qualidade na Comunicação Interna

Qualidade na Comunicação Interna

Qualidade na Comunicação Interna                                                     
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Quando um dos mais antigos comunicadores da TV brasileira dizia “quem não se comunica, se trumbica”, Chacrinha se referia à importância da comunicação entre o profissional da mídia e seu público. Com isto também espetava, sem sutilezas, os apresentadores que não possuíam sua desenvoltura frente às câmeras – enquanto que aos da produção artística ele oferecia “na televisão nada se cria, tudo se copia”, outro dos seus famosos bordões. (mais…)

ISO 9001 completa 25 anos

ISO 9001 completa 25 anos

ISO 9001 completa 25 anos                                                              
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  
Em 26 de março de 1987, foi oficialmente lançada a primeira norma da família ISO 9000. Enquanto para nós era uma novidade, para os Estados Unidos e muitos países da Europa ela surgiu como uma velha conhecida: era a BS 5750 com outro nome. Mas isto não tirou o brilho do lançamento, afinal oficializava-se a primeira norma com foco em qualidade de abrangência internacional, com aval plurinacional. Um belíssimo primeiro passo! (mais…)

A ISO 9001 como ferramenta de gestão empresarial

A ISO 9001 como ferramenta de gestão empresarial

A ISO 9001 como ferramenta de gestão empresarial                           
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Oceano Zacharias é um consultor com muita experiência no mercado de implementação de programas de gestão. Segundo ele, garantir a competitividade, enquanto sobrevivência no mercado em que atuam, não tem sido tarefa fácil para as empresas brasileiras, já que cada vez mais elas sofrem com a invasão dos concorrentes externos. Da mesma maneira que os clientes deixaram de ser apenas receptores de produtos e serviços, os recursos humanos que integram as organizações, que antes representavam um custo para fazer a produção andar, hoje são considerados como a diferença competitiva. (mais…)

É melhor não ter indicadores, a tê-los incorretos

É melhor não ter indicadores, a tê-los incorretos

É melhor não ter indicadores, a tê-los incorretos                                 
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

O advento das normas ISO 9000 e o arrocho mercadológico trouxeram para muitas empresas a “necessidade” de se construir os indicadores – para umas porque a ISO exige (!?) e para outras porque indicadores dão segurança à tomada de decisões. Aí é que mora o perigo, porque medir não significa que a medida está correta!!

Aprender a contar foi uma grande evolução humana e que levou dezenas de milhares de anos. (mais…)

Por que fazer um diagnóstico organizacional?

Por que fazer um diagnóstico organizacional?

Por que fazer um diagnóstico organizacional?                                        
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Definido como uma avaliação do comportamento de uma organização para descobrir fontes de problemas e áreas de melhoramento, o seu objetivo é possibilitar o entendimento sistemático da organização, para que tenha uma base para o desenvolvimento de intervenção consistente, é orientar o rumo das ações, apontar soluções para os problemas e assim encontrar e indicar as melhores formas e procedimentos para remediá-las. Segundo o diretor da Quality Consultoria, Oceano Zacharias, o diagnóstico organizacional procura avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes na organização em relação ao andamento de transformações para a construção do seu futuro. (mais…)

Gestão de Compras

Gestão de Compras

Gestão de Compras                                                                            
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Se a área de Vendas muito teve que progredir nas últimas décadas, idêntica evolução é esperada da área de Compras – o que poucas empresas fizeram. Ocorreu um fenômeno muito interessante na área de Compras nestas duas últimas décadas: a área de Compras passou de saco-de-pancadas a sargentão! Explico. Quando a oferta não supria a demanda, Compras era submetida às imposições do fornecedor; com a inversão ocorrida no final do século passado onde a oferta superou a demanda, os fornecedores é que tiveram que se submeter aos ditames dos compradores – e assim estes ganharam poder. (mais…)

Qualidade nas Decisões do Dia a Dia

Qualidade nas Decisões do Dia a Dia

Qualidade nas Decisões do Dia a Dia                                                 
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Enquanto o importante alinha, o Urgente sequestra.
Rapidez e velocidade há muito deixaram de ser algo restrito às pistas de corridas para ser agora o tema constante e obrigatório do nosso dia a dia – notadamente nos meios profissionais.
A globalização – consequência da rapidez das informações, da facilidade de locomoção e da mobilidade de cargas e materiais entre os países do mundo – impôs o drástico aumento de velocidade ao nosso cotidiano. (mais…)

Gestão da Produtividade da Rotina

Gestão da Produtividade da Rotina

Gestão da Produtividade da Rotina                                                    
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Gestão da Produtividade da Rotina

Melhorar a Produtividade da empresa é fundamental – mas se inicia pela Produtividade do Gestor

Muitas vezes atividades consideradas Importantes são relegadas a um segundo plano, sendo substituídas por outras menos importantes, seja porque o critério é lamentavelmente o da urgência, ou então porque o gestor está sem tempo, atolado de tarefas – com certeza, a maioria de menor importância (lamentavelmente, de novo!). (mais…)

Gestão da Produtividade da Rotina II

Gestão da Produtividade da Rotina II

Gestão da Produtividade da Rotina II                                                 
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

Gestão da Produtividade da Rotina II –

Delegação Delegar é preciso, Centralizar não é preciso

 Nesta coluna do mês passado abordamos o aspecto das diversas graduações de importâncias que as atividades gerenciais possuem. Estabelecemos um critério que as classificava em essenciais, importantes, secundárias e desprezíveis. (mais…)

A Qualidade do Profissional

A Qualidade do Profissional

A Qualidade do Profissional                                                             
Por: Prof. Oceano Zacharias                                                                  

A ciclicidade da vida é interessante! Quando pensamos ter avançado muito em algum tema, às vezes nos deparamos lá na frente com algo que existiu no passado. Veja o caso do profissionalismo e da qualidade do trabalho produzido. (mais…)

Quality no Fórum PQEC Debate Benefícios do Sistema 5S

Quality no Fórum PQEC Debate Benefícios do Sistema 5S

FÓRUM DO PQEC DEBATE BENEFÍCIOS DO SISTEMA 5S

Criado no Japão por volta dos anos 50, o Sistema 5S se constitui em uma filosofia de trabalho que, nas empresas, torna-se uma ferramenta eficaz de inovação em gestão, aumento da produtividade e da satisfação dos clientes.

O método foi o mote da segunda edição do Fórum PQEC – Programa de Qualidade de Empresas Contábeis, realizada pelo SESCON-SP na última terça-feira, 5 de novembro, na sede da Entidade. O tema foi conduzido pelo instrutor da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, Maurício Faria. (mais…)