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Palestra com Prof. Oceano Zacharias

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Livro: ISO 9001:2008 - Uma ferramenta de Gestão Empresarial
 
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Os Caminhos para a excelência
Por: Prof. Oceano Zacharias

Um organismo vivo é marcado pelo nascimento, crescimento, juventude, maturidade velhice, decrepitude e morte (Muitas vezes esta seqüência é interrompida pela morte, e aí não se atinge a maturidade ou até nem mesmo chega-se à juventude.:

Assim também são as empresas com suas partes se inter-relacionando e interdependendo, e cada qual com seu tempo próprio – umas com décadas de vida, outras morrendo repentinamente numa das suas fases da vida, e outras tantas com significativa e admirável longevidade permanecendo em maturidade plena por muitas décadas. Qual o segredo?

 

Não há segredo. O que realmente há é uma estratégia clara e bem definida. A organização encontrando-se na fase de maturidade (ágil, rentável e forte) ao invés de se acomodar nesta situação acreditando ingenuamente na sua perenidade, a empresa parte para novas melhorias (redução de custos operacionais, capacitação gerencial, incremento nos níveis de qualidade, etc.) num contínuo exercitamento da sua musculatura. Desta forma a organização altera sua trajetória, tendo sua curva de vida composta por diversos segmentos de diversas curvas – como se “surfasse” por elas.

 

 

 

Diferentemente de nós, seres-humanos, uma organização não foi feita para morrer. Sua verdadeira finalidade é viver – e com muita saúde.

 

O caminho para a excelência

 

 “Excelência é uma habilidade conquistada através de treinamento e prática. Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito.” Aristóteles / 384-322 a.C.

 

Para sobrepujar a concorrência na conquista, na preferência e na manutenção do cliente a empresa deve ser forte e saudável. E para ser vencedora na luta mercadológica a organização deve ter o hábito de treinar e praticar incessantemente suas habilidades, buscando ser cada vez melhor no que faz e melhor que seus concorrentes. A isto se denomina busca da excelência.

 

Neste caminho para a excelência a empresa nunca se conforma com os níveis de qualidade, de produtividade, de custos e de rentabilidade. Busca patamares mais desafiadores – mas factíveis – continuamente. Esta é a essência da tão propagada Melhoria Contínua – nada mais nada menos do que a base da preservação da empresa de forma auto-sustentada.

 

Por isso empresas vencedoras buscam certificações. São troféus que evidenciam esta caminhada para a excelência. Partem primeiro para uma conquista da 9001, em seguida preparam-se para uma adequação à 9004. E assim estas organizações vão se tornando cada vez mais fortes, mais ágeis, mais competitivas e mais vencedoras – o mercado as admira, os concorrentes as temem.

 

Múltiplos caminhos podem ser percorridos nesta jornada para a excelência, e todos passam por conquistas e prêmios – mas têm que ser conquistas verdadeiras, em grande estilo, aquelas que deixam um sabor de vitória não pelo certificado ou pelo prêmio em si, mas pelos grandes ganhos obtidos nas muitas melhorias internas efetivadas. Esta não é uma estratégia: é a única estratégia autosustentável para as empresas se perenizarem.

 

Prêmio Gestão Banas

 

Atingir a excelência e ser reconhecido por isso é o sonho do verdadeiro empresário. Houve época que certificação ISO 9001 era um diferencial mercadológico a ser ostensivamente divulgado – agora é quase uma obrigação. Atualmente o diferencial é obter certificações ou reconhecimentos adicionais e complementares ao da 9001 – e o Prêmio Gestão Banas é um dos que propiciam grande diferencial e significativa agregação de valor não só aos vencedores mas também aos que a ele concorrem. Estrategicamente, o modelo deste Prêmio fundamenta-se nos princípios das principais normas do mundo, está alinhada aos ditames da responsabilidade social corporativa e aos modelos de excelência – PNQ, Malcolm Baldrige, Deming e EFQM.

 

Casa de ferreiro, espeto é de pau?

 

A QUALITY® é uma empresa de Consultoria, Assessoria, Treinamento e Auditoria em Gestão Empresarial, com ênfase em Planejamento, Qualidade, Custos, Produtividade e Responsabilidade Social. Desde seu início a QUALITY® propôs-se a percorrer uma trajetória de melhorias e conquistas – com foco no cliente, nos profissionais que a formam e na sua auto-sustentabilidade. Primeiramente veio a adequação à certificação, em 1998, pela ISO 9001; depois a construção de um Sistema da Gestão da Qualidade moderno, prático e confiável. E c

 

ontinuamos nos aprimorando em técnicas cada vez mais eficazes para melhoria da competitividade das nossas empresas-clientes, e treinando continuamente nossos profissionais. Exercitamos exaustivamente nossa musculatura para nos adequarmos à ISO 9004 revisando controles, implantando novos softwares, detectando e efetivando melhorias na nossa gestão interna, e criando novas ferramentas para diagnosticar a real situação organizacional das nossas empresas-clientes e para implantar soluções no menor prazo possível, com garantia total de resultado. E assim nos sentimos prontos para concorrer ao Prêmio. E a preparação em si, com a elaboração dos relatórios e tudo o mais, foi mais uma etapa de aprendizado e evolução para todos nós.

 

E assim conquistamos o Prêmio Banas em 2004! Esta conquista teve para nós sabor de vitória – não apenas pelo prêmio em si, mas por ser o coroamento às melhorias que efetivamos durante nossa jornada. Afinal, casa de ferreiro espeto tem que ser de ferro!



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