É um instrumento utilizado para se fazer o mapeamento da situação global da empresa sob a ótica de seus proprietários, funcionários, clientes internos e principais clientes externos, como etapa essencial anterior ao planejamento. O diagnóstico é realizado por meio da aplicação de um amplo questionário no qual são levantadas as impressões dos funcionários a respeito de questões abrangentes, tais como a prática do planejamento e da gestão, a estrutura organizacional e seu funcionamento, os recursos humanos, as sistemáticas de comunicação e informatização existentes, a visão estratégica da organização; assinalando-se seus pontos fortes e fracos e as medidas adotadas para a solução de problemas. Também são pesquisadas as percepções e expectativas dos principais clientes externos quanto ao seu relacionamento com a empresa. Não existe um único diagnóstico.
Cada um deles é resultado do conjunto de variáveis que se estuda, da profundidade com que cada variável é analisada, do momento histórico em que se faz o estudo e da experiência de quem o executa. Considera-se que o diagnóstico organizacional compõe-se de quatro partes básicas:
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> Formular a hipótese ou problema pode começar simplesmente com um comentário do tipo “as coisas não estão fluindo tão bem como costumava acontecer” ou “por que os resultados de tal ação estão abaixo do esperado?”.
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> Levantar informações pode incluir análise de documentos existentes, observação das rotinas cumpridas pelos recursos humanos ou entrevistas e conversas com as pessoas que se relacionam com a organização.
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> Estudos de organização e métodos podem ser instrumentos úteis para se conhecer processos e seus impactos sobre os resultados.
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> A análise das informações geralmente inclui a comparação com algum tipo de padrão e procedimento operacional idealizado pela equipe responsável pelo diagnóstico.
Veja algumas das doenças ou sintomas que contaminam o lucro e o crescimento da sua empresa:
>> Indicadores Gerenciais Medindo o Desempenho da Empresa
>> Produto entregue com atraso
>> Funcionários desmotivados
>> Custos elevados
>> Falta de comunicação interna
>> Perda de faturamento
>> Baixa produtividade
>> Ausência de planejamento
>> Reclamação de clientes
>> Gerentes desqualificados
>> Perda de clientes
>> Baixa Qualidade
>> Muito retrabalho
>> Chegada de material com atraso
>> Fluxo de caixa errado
>> Dificuldades com a ISO 9000, TS, SA 8000 etc.