O desenvolvimento sustentável é uma questão-chave para o futuro do País e do planeta. E as empresas possuem papel fundamental perante a sociedade na consolidação dessa visão de desenvolvimento. É extremamente importante repensar a forma de fazer negócios, buscar tecnologias mais limpas, desenvolver relacionamentos construtivos com todos os públicos e promover a redução das desigualdades sociais.A função social de qualquer empresa, não importa seu tamanho ou setor, pode ser definida como a geração de valor sustentável para seus acionistas e para a sociedade na qual está inserida. O adjetivo sustentável reflete uma tensão inerente à gestão empresarial da necessidade de geração de valor no presente sem comprometer a capacidade de a empresa de gerar valor no futuro.
O paralelismo entre a função social da empresa e o conceito de desenvolvimento sustentável é um argumento inequívoco a favor do bom negócio da sustentabilidade. Demonstra que a responsabilidade de cada empresa com as pessoas e o planeta é, em última análise, responsabilidade para com os interesses de seus acionistas e sua comunidade.
O caminho da sustentabilidade corporativa é inevitável, mas também promissor. Entretanto, as oportunidades e também os riscos estão dispersos num ambiente de negócios desafiador e as empresas precisam desenvolver a capacidade de enxergar além dos sinais de mercado, percebendo as implicações também de questões políticas, sociais e ecológicas nos seus negócios.