Praticamente tudo já se falou e escreveu sobre o Programa 5S, desde o significado de cada um dos S’s até as vantagens de implantá-lo por ser a pedra fundamental para a Qualidade propriamente dita.
Empresas dirigidas numa filosofia mecanicista acreditam na possibilidade de resultados rápidos e eficientes – ok, isto até é possível, mas nunca serão perenes, pois para serem perenes e portanto sustentáveis as ações também devem ter esta estratégia – conflitando com o gerenciamento mecanicista. Esta forma de gerenciar opta por uma implantação do Programa 5S focada em ações lúdicas: inicia-se pelo famoso dia do descarte (que geralmente termina em churrasco...), promove-se a pintura do prédio, consertam-se os banheiros e, como grand finale, muitas vezes os líderes que se destacaram farão um curso de auditor interno do 5S para, como diz o diretor, “mantermos as conquistas”.
Sem dúvida, houve conquistas: a fábrica ficou mais limpa, o almoxarifado está mais bem organizado, os armários do escritório estão identificados, etc., porém conquistas muito distantes dos ganhos que efetivamente podem ser obtidos quando o Programa 5S é implantado de forma completa – isto é, com qualidade total; neste caso abrange três dimensões: a Fisiológica, a Mental e a Social.
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