Gestão da Produtividade da Rotina
Melhorar a Produtividade da empresa é fundamental – mas se inicia pela Produtividade do Gestor
Muitas vezes atividades consideradas Importantes são relegadas a um segundo plano, sendo substituídas por outras menos importantes, seja porque o critério é lamentavelmente o da urgência, ou então porque o gestor está sem tempo, atolado de tarefas – com certeza, a maioria de menor importância (lamentavelmente, de novo!).
Esta situação é comum para a maioria das empresas, independente do grau de organização em que ela está. É claro que uma empresa relativamente organizada tem um organograma bem definido, um manual com as descrições completas dos cargos, e o gestor da área está muito atento à programação das tarefas da equipe.
Isto tudo é muito fundamental e necessário – mas não é suficiente.
Uma boa gestão das atividades da equipe (e de si mesmo) requer uma avaliação do tempo de dedicação às tarefas em função do seu grau de importância – pelo menos das que demandam mais tempo.
Gestores com elevada performance de gerenciamento dedicam-se a maior tempo do seu dia às atividades consideradas mais importantes – e não às mais urgentes ou às menos importantes.
Leia mais sobre esta matéria publicada na Revista Banas Qualidade em abril/11 acessando o link a seguir: