9/4/2009O IcebergProf. Oceano ZachariasExiste um iceberg bem pertinho de você!
Estou falando do iceberg que faz uma pessoa fracassar e faz uma empresa sucumbir. Mas nós é que somos culpados pela sua existência.
O iceberg verdadeiro é uma massa de gelo que flutua nos mares gelados; muito conhecido por ficar com uma pequena parte exposta, escondendo cerca de 90% do seu tamanho.
E assim é o nosso iceberg organizacional: controlamos, sabemos e conhecemos o que fica à mostra, mas desconhecemos o que fica escondido. A empresa de sucesso do séc. XXI é aquela que consegue ter mecanismos para reduzir cada vez mais a parte do iceberg que fica escondida. A organização deve ter um excelente Sistema de Gestão da Qualidade para trazer à tona os problemas de qualidade, retrabalho, atrasos e prazos de entrega – inclusive entre departamentos. Deve ter um Sistema de Custos (não é contabilidade) eficiente que consiga detectar perdas e improdutividades para serem corrigidas e eliminadas; e um Sistema de Cargos & Salários bem estruturado com base em competências de função, que garanta a contratação de pessoas comprometidas com seus trabalhos e promova aqueles que realmente mereçam pelos méritos e conquistas obtidas. E assim gradativamente a empresa vai reduzindo a parte escondida do seu iceberg e aumentando a parte exposta.
E com as pessoas é a mesma situação: muitas não têm o comprometimento devido com seu trabalho, conhecem pouco do que fazem, deixando muito por conhecer na parte escondida do seu iceberg, gastam muito tempo da sua jornada em bobagens pela Internet, comunicam-se muito mal etc. E é claro que o que recebem é também como o iceberg: é pouquinho, porque fazem pouco por merecer, deixando de ganhar a grande parte que fica submersa pela incompetência.
E não adianta fugir do iceberg, que sempre vai perseguir você. A única chance que você tem é de enfrentá-lo e destruí-lo, pegando-o por baixo.