30/9/2008Emprego é Emprego - Trabalho é TrabalhoProf. Oceano ZachariasVejo muitas pessoas confundindo emprego com trabalho. Trabalho é aquilo que você faz, é a execução de um serviço fruto da sua competência e com a qualidade que você se dispõe a realizar. Emprego é apenas uma relação, e até às vezes momentânea, entre você e uma empresa.
O que vejo no dia-a-dia são pessoas fazendo seu trabalho de forma indevida, porque estão descontentes com o emprego – e não tem nada a ver uma coisa com a outra. A pessoa pode ter sido injustamente desprezada, pode estar desmotivada e com razão, pode estar com salário que ela julga inadequado etc., mas nada disto justifica fazer seu trabalho de forma incorreta, sem qualidade ou demorando mais do que devia. Mesmo em condições de insatisfação, você deve continuar fazendo seu trabalho da melhor maneira possível – se não pela vontade, então pela inteligência. De nada adianta ficar resmungando pelos cantos e falando mal do seu emprego – até porque dará a quem ouve as seguintes dúvidas: Se reclama, então por que não muda de emprego? Será por incompetência? Ou será que não encontra outro emprego melhor? E aí, pode vir a pergunta: Então, por que reclama?
Emprego é uma relação e trabalho é o que você faz. Seu trabalho é o que você realiza pela sua competência, é sua assinatura profissional, é o que lhe dá dignidade.