O que seria um RD? A melhor definição é que ele seja responsável pela coleta e fornecimento de todos os dados que devem ser analisados pela diretoria. São analisados a adequação da Política da Qualidade, a situação dos objetivos, metas e seus indicadores, o desempenho dos processos principais e de apoio da empresa nas auditorias internas e externas realizadas no período de análise, a situação das ações preventivas e corretivas que estão sendo tomadas na empresa, as ações oriundas de reuniões anteriores, a necessidade de planejar mudanças que possam afetar o sistema de gestão e as proposições de melhoria. Conforme determina a norma ISO 9001: "5.5.2. Representante da Direção - A alta direção deve indicar um membro da organização que, independente de outras responsabilidades, deve ter responsabilidade e autoridade para: a) assegurar que os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade sejam estabelecidos, implementados e mantidos; b) relatar à alta direção o desempenho do sistema de gestão da qualidade e qualquer necessidade de melhoria; e c) assegurar a promoção da conscientização sobre os requisitos do cliente em toda organização. Nota: A responsabilidade de um representante da direção pode incluir a ligação com partes externas em assuntos relativos ao sistema de gestão da qualidade."
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